Victória Oliveira, G1/MT
A estudante de publicidade e propaganda, Maria Luiza Rodrigues, de 20 anos, passou mal e precisou ser socorrida às pressas após misturar produtos químicos de limpeza enquanto lavava o banheiro de casa Cuiabá, no último sábado (19). A jovem contou que teve uma intoxicação grave e precisou tomar injeções de adrenalina e antialérgicos na veia.
A estudante contou a Reportafem que ela já estava habituada a misturar produtos de limpeza e que, mesmo sentindo um desconforto, acreditava que estava tudo normal. No entanto, durante a última limpeza, Maria começou a ter dificuldades para respirar e notou que sentiu a garganta 'fechando'.
Segundo a jovem, a porta do banheiro estava aberta e, mesmo sentindo um desconforto ainda maior, ela continuou o trabalho, porque não sabia da gravidade da situação.
Maria relata ainda que, dessa vez, utilizou um produto mais forte do que os utilizados nas limpezas anteriores.
"Quero deixar um alerta para as pessoas não deixarem de lerem os rótulos. Esse foi o meu maior erro. A gente costuma ignorar isso, mas é uma coisa muito séria. Eu só me dei conta depois que já havia passado um tempo", disse.
Ela contou que ao sair do banheiro tomou um remédio, pois acreditou que os sintomas logo iriam passar. Após 20 minutos, os sintomas se agravaram e a estudante foi socorrida por familiares, que a levaram para uma unidade de saúde.
"Eu senti muita dificuldade para respirar e quando cheguei no hospital os médicos disseram que minha saturação estava muito baixa. Eles me deram antialérgico na veia e logo em seguida eu tomei uma injeção de adrenalina, que eles geralmente aplicam em casos mais graves. No domingo eu até tentei praticar atividade física, mas não consegui porque ficava cansada muito rápido", disse.
Foto: Arquivo pessoal
Entenda o risco
É comum as pessoas pensarem que vários produtos utilizados simultaneamente possa potencializar a limpeza, no entanto, isso pode ser muito perigoso para a saúde.
Uma mistura incorreta pode gerar reações químicas prejudiciais à saúde, intoxicação respiratória, irritação nos olhos, queimaduras dentre vários outros problemas. Portanto, é importante ficar alerta e sempre ler os rótulos dos produtos para entender o que pode ou não ser misturado e qual é a melhor forma de manuseá-los.