por Gilmar Alves
Outubro marca um período de festas e avanços na promoção da educação alimentar e nutricional em nossas escolas. Neste mês, a 7ª Jornada de Educação Nutricional e Alimentar chega ao fim, deixando um legado de conhecimento e engajamento em toda a rede escolar.
Em homenagem ao Dia Mundial da Alimentação, a escolha pelo ambiente da horta escolar como palco das comemorações revela uma abordagem moderna e prática para o ensino sobre alimentação saudável. O projeto Mini Hortas Pedagógicas foi ampliado para todas as unidades, integrando esse espaço vivo ao cotidiano dos estudantes.
A presença da horta no currículo reforça valores de cooperação, sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, ao mesmo tempo que promove a cultura alimentar baseada na valorização da comida de verdade e na agricultura familiar.
Todas as unidades escolares contaram com essa ferramenta pedagógica, através de parcerias estratégicas como: a SAMA que contribui com a organização dos espaços e a escolha de materiais sustentáveis para os canteiros; o SAAE se responsabilizando pela compostagem de resíduos orgânicos, evoluindo-os em adubo para as hortas escolares; agricultores familiares que forneceram insumos e conhecimentos, promovendo a relação entre a escola e a agroecologia; e o Conselho Municipal de Alimentação Escolar (CAE) que garantiu a fiscalização e o controle do processo. Essa união fortalece a integração entre educação, sustentabilidade e gestão comunitária.
Essas iniciativas materializam um ciclo virtuoso, onde mais de 16 toneladas de resíduos orgânicos das escolas foram compostadas, gerando cerca de 4.800 kg de adubo e biofertilizante por meio do biodigestor. Esse processo não respeita apenas o meio ambiente, mas também fomenta um sistema alimentar agroecológico que privilegia alimentos in natura e minimamente processados, garantindo saúde e nutrição para mais de 10.000 alunos.
A nutricionista responsável, Angelina Curbani, destaca: "O envolvimento das crianças com a horta estimula não só a compreensão da origem dos alimentos, mas também o cultivo de hábitos alimentares saudáveis, fundamentais para a formação de cidadãos conscientes e saudáveis". Além disso, no dia 30 de outubro, comemora-se o Dia da Merendeira Escolar, que desempenha um trabalho necessário e muito importante que, com dedicação e carinho, nutrem diariamente nossos estudantes.
Outubro não é apenas um mês de comemoração, mas de consolidar práticas transformadoras que apontam para um futuro mais sustentável, saudável e conectado com os saberes locais.
Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do Agitos Mutum
Tem uma denúncia ou sugestão de reportagem?
Fale diretamente com a nossa redação:
Clique aqui para entrar em contato
Siga o Agitos Mutum nas redes sociais:





























































