por Gilmar Alves
Nova Mutum/MT
Alunos do 5º ano da unidade municipal do Campo São José – Salas Padre Johannes Berthold Henning, em Nova Mutum, participaram do Projeto de Educação Sanitária: “Do Campo ao Prato”, realizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea). A iniciativa tem como objetivo proporcionar aos estudantes um entendimento completo sobre o processo de produção de alimentos, desde o plantio até a mesa do consumidor.
O projeto "Do Campo ao Prato" oferece aos alunos uma visão prática e visual do ciclo de produção de alimentos. Os estudantes puderam observar os processos de plantio, colheita, armazenamento e distribuição dos alimentos, aprendendo como esses chegam aptos ao consumo. Além disso, durante visitas às salas de aula, o Indea apresentou de forma lúdica e didática como algumas doenças são transmitidas pelos alimentos e como é realizada a inspeção sanitária.
A aluna Ana Catarina Silva Lazzaris foi premiada em nível estadual, conquistando um tablet. Como reconhecimento pelo desempenho dos alunos, a escola também foi contemplada com um retroprojetor.

Outro aspecto importante abordado no projeto foi o bem-estar animal. Os alunos aprenderam sobre todas as etapas do processo de criação, desde o nascimento dos animais até o abate, sempre com foco no bem-estar dos animais. O projeto também destacou os benefícios dos produtos de origem animal, como carne, leite e ovos. Visitas a setores de bovinocultura de leite, ovinocultura, suinocultura, avicultura de corte e postura, e uma fábrica de ração foram realizadas para enriquecer ainda mais o aprendizado dos estudantes.
A cerimônia de premiação contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o veterinário do Indea, Bruno Raimundi; Alberto Magno, gerente regional do Indea de Lucas do Rio Verde; a secretária de Educação, Elena Maria Maass Lima; e a diretora da escola, Nádia Teresinha de Oliveira.