por Gilmar Alves | Tiago Franz
Nova Mutum/MT
Na noite do último dia 18 de dezembro, a Escola Municipal São José realizou uma Assembleia Geral com os pais, para apresentar os resultados, metodologias pedagógicas desenvolvidas com os alunos e os projetos realizados durante o ano. A secretária Municipal de Educação, Elena Maria Maass Lima, destacou os excelentes índices de avanço na alfabetização dos alunos, obtidos através das pesquisas do CAED e Avalia MT.
“O progresso na alfabetização, evidenciado pelas pesquisas do CAED e Avalia MT, é um testemunho do excelente trabalho. Além disso, o espírito festivo dos alunos durante as apresentações natalinas encantaram a todos, refletindo a alegria da aprendizagem”, destacou Elena.
A diretora Nadia Terezinha de Oliveira agradeceu a presença ativa dos pais na vida escolar dos alunos, um fator crucial para o sucesso educacional. Os alunos realizaram também apresentações natalinas, encantando o público presente com o espírito festivo.
Em março deste ano, a Prefeitura de Nova Mutum realizou a municipalização das turmas do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Padre Johannes Berthold Henning, onde 133 alunos passaram a pertencer à Escola Municipal São José, mantendo sua locação no Distrito Ranchão, dentro da Escola Estadual, numa parceria com o Governo do Estado.
A municipalização das turmas é uma etapa da adequação à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB 9394/96). Conforme a LDB, os municípios devem assumir a Educação Infantil e o Ensino Fundamental até o quinto ano. Em Nova Mutum, somente na escola Padre Johannes havia turmas do Fundamental geridas pelo Estado, disse a secretária.
Este movimento de municipalização está sendo realizado gradativamente em diversos municípios brasileiros, como parte dos esforços para melhorar a qualidade da educação em todo o país.