Sala de monitoramento da Defesa Civil — Foto: Christiano Antonucci/Secom
Sala de monitoramento da Defesa Civil — Foto: Christiano Antonucci/Secom
Por g1 MT
A partir deste sábado (27), os celulares em Mato Grosso devem começar a receber notificações de emergência como parte do teste do sistema “Defesa Civil Alerta”, do Governo Federal. As mensagens serão enviadas pela Defesa Civil diretamente aos aparelhos dos moradores.
Nessa fase inicial, o único tipo de aviso que será emitido no estado é o de situação extrema, voltado a informar a população sobre riscos severos, como desastres naturais, tempestades intensas e outros eventos climáticos extremos.
Segundo a Defesa Civil, o teste começará a ser realizado a partir das 14h e será direcionado, neste momento, para os moradores que estiverem em Cuiabá e nos municípios de Rondonópolis, Tangará da Serra e Rio Branco. No entanto, o alerta também poderá notificar aparelhos que estejam próximos a essas regiões, dependendo da cobertura das operadoras de celular.
Nessa fase inicial do teste, a mensagem enviada aos aparelhos deve constar a seguinte mensagem: “Defesa Civil: demonstração do novo sistema de alerta de emergência de Mato Grosso. Mais informações, consulte o site Defesa Civil Alerta”.
O órgão informou ainda que todos os aparelhos que contenham conexão 4G ou 5G e com sistema operacional Android superior à versão 11 e iOS 17, dentro da área do município, receberão o aviso.
Além disso, a Defesa Civil reforçou que não há necessidade de os cidadãos realizarem cadastros prévios para receber a mensagem, já que o alerta aparece na tela do celular como uma notificação acima dos demais aplicativos que possam estar em uso. O alerta aparece acompanhado de um aviso sonoro.
Apesar do intuito da iniciativa, o órgão ressaltou que não há motivo para pânico durante essa fase de testes.
A nova ferrada é uma tecnologia nacional e envia mensagens de emergências para os aparelhos de pessoas que possam estar em algum local ou área de risco, mesmo que o celular esteja no modo silencioso
A ferramenta possui os seguintes tipos de alerta:
- Extremo — considerado o mais crítico, é acompanhado de um sinal semelhante a uma sirene, e indica urgência imediata, sendo necessário que a população adote medidas de proteção naquele exato momento.
- Severo — emite um sinal sonoro semelhante ao do SMS, de recebimento de mensagem, e aponta urgência não imediata, dando tempo maior para a população se proteger.
Embora a nova ferramenta esteja em fase de implantação, a Defesa Civil obtém outros canais de alerta já existentes, como o envio de SMS e mensagens no Whatsapp, além das orientações e alertas pelas redes sociais.
Mas para receber os alertas por mensagens é necessário realizar um cadastro. Para isso é preciso enviar o Código de Endereçamento Postal de interesse para o número 40199. Já para receber alertas pelo Whatsapp, o CEP deve ser enviado para o número (61) 2034-4611.