G1/MT
Mato Grosso registou cinco mortes por gripe nos primeiros meses de 2022, conforme dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Entre janeiro e dezembro de 2021, foram registradas 18 mortes pela doença.
De acordo com o Boletim InfoGripe da Fiocruz, Mato Grosso está entre os estados com tendência de alta nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).
Segundo o levantamento da Fiocruz, foram 24.726 mortes no Brasil em 2022 de casos de SRAG. Desses, 19.331 mortes tiveram a confirmação laboratorial positivo para algum vírus respiratório, seja de gripe ou Covid-19.
A Covid-19 é a principal causa de SRAG, seguida do vírus sincicial respiratório, Influenza A (H1N1) e Influenza B (gripe B).
Vacinação
O Ministério da Saúde está com a campanha de vacinação contra gripe aberta para os públicos prioritários. No entanto, a procura pelo imunizante é baixa em Mato Grosso.
Mais de 1,1 milhão de pessoas estão aptas a receber o imunizante, mas 240 mil doses foram aplicadas no estado, segundo o Ministério da Saúde.
Veja quem deve se vacinar até o dia 2 de junho:
-Idosos
-Profissionais da saúde
-Crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias)
-Gestantes
-Puérperas (mulheres que tiveram filhos recentemente)
-Indígenas
-Professores
-Pessoas com comorbidades
-Pessoas com deficiência permanente
-Profissionais das forças de segurança e salvamento
-Forças Armadas
-Caminhoneiros
-Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros;
-Funcionários do sistema prisional
-População privada de liberdade
Para o diretor da Sociedade Brasileira de imunizações, Renato Kfouri, 70% dos óbitos por gripe acontecem nos grupos elegíveis para vacinação portadores de doenças crônicas, ou seja, são aqueles com risco aumentado para a forma grave da doença.
Segundo ele, é possível se vacinar contra a gripe e contra a Covid numa mesma visita à unidade de saúde.