Laís Soares | Seduc-MT
A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) entregou, nesta quarta-feira (29.10), kits de laboratórios à Escola Estadual Cívico-Militar de Tempo Integral Miguel Baracat, em Várzea Grande.
Os conjuntos incluem equipamentos para ciências, química, física, biologia e matemática, concebidos para aproximar teoria e prática e tornar as aulas mais dinâmicas.
A expectativa é fortalecer o processo de ensino e aprendizagem com atividades de investigação e protagonismo estudantil.
“A oportunidade e o despertar da ciência que os estudantes estão tendo aqui é incrível. Nós, professores, estamos aqui para contribuir com isso”, afirma a professora de física Ariana Cecília da Silva.
Entre os alunos, o entusiasmo também é evidente. “Antes, fazíamos as práticas experimentais com recicláveis. Agora, com os equipamentos adequados, o aproveitamento no laboratório será melhor”, conta Ana Luiza Soares, estudante do 9º ano.
Segundo ela, a chegada dos materiais deve mudar a rotina de estudos: “O laboratório tinha uma entrega muito baixa. Agora estamos ansiosos para fazer uso dessa nova tecnologia aqui na escola”.
De acordo com a Seduc, a ação integra a distribuição nas demais escolas da rede estadual. Mais de 250 kits já foram entregues a escolas do Ensino Fundamental e Médio, beneficiando 74 Escolas de Tempo Integral (ETIs), distribuídas em 11 Diretorias Regionais de Educação (DREs) e 46 municípios.
Para o secretário de Educação, Alan Porto, o investimento busca tornar o aprendizado mais atrativo. “Queremos que o aprendizado de vocês seja leve, interessante e acolhedor. O estudo precisa fazer sentido para que possam aplicar tudo o que aprendem no dia a dia”, destaca.
As ETIs têm como propósito formar estudantes em sua integralidade, não apenas ampliando a carga horária, mas diversificando e enriquecendo as experiências de aprendizagem.
Com currículo ampliado e alinhado à BNCC, as escolas estimulam projetos, cultura científica e a construção do Projeto de Vida dos estudantes.
Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do Agitos Mutum
Tem uma denúncia ou sugestão de reportagem?
Fale diretamente com a nossa redação:
Clique aqui para entrar em contato
Siga o Agitos Mutum nas redes sociais:





























































