Só Notícias/Luan Cordeiro
Estreante na elite, o Nova Mutum Esporte Clube consolidou, há pouco, a campanha histórica e está na final do Campeonato Mato-grossense. O Azulão da Massa foi superior e derrotou, por 2 a 0, o Luverdense em partida no Valdir Doilho Wons. Além da vaga, o time garantiu lugar na Copa do Brasil de 2021 e Campeonato Brasileiro da Série D, pela primeira vez na história.
Agora, o time já volta as atenções para a grande final, que será decidida em dois jogos, diante do União de Rondonópolis. O primeiro confronto está marcado para o próximo domingo, na casa do Azulão da Massa. Já a volta será na quarta-feira, no Luthero Lopes. Os horários ainda não foram definidos pela Federação Mato-grossense de Futebol.
A partida de ida da semifinal, no Passo das Emas, terminou em 0 a 0. Já o primeiro tempo de hoje foi bastante disputado, com as duas equipes tentando se impor, mas enfrentando falhas na transição entre ataque e defesa. Em boa jogada coletiva, o Nova Mutum conseguiu abrir o placar nos acréscimos. Na etapa final, o LEC até tentou correr atrás do prejuízo, mas em bola parada o Azulão da Massa deu números finais ao confronto.
O jogo – no primeiro minuto, o Nova Mutum já chegou no ataque. Em bom lançamento, Gustavo recebeu e cruzou na área, mas a zaga do Luverdense conseguiu afastar para escanteio. Na cobrança, o goleiro Gabriel Félix saiu de soco e interceptou. Aos 5, Maicon Santana recebeu e tentou a batida, mas foi para fora, sem muito perigo.
Aos 15, o Luverdense chegou bem. Em bola cruzada na área, Alan ia recebendo livre, mas a zaga conseguiu afastar para escanteio. Na cobrança, deu bate e rebate na área, e o ataque do time de Lucas do Rio Verde conseguiu desviar com perigo, mas por cima do gol.
No contra-ataque, Jonathan Cabeça deu bom passe para Welder, que invadiu a área e bateu cruzado. A bola cruzou pela frente do gol, e ninguém chegou para empurrar para o fundo da rede.
Aos 22, o Nova Mutum quase marcou um golaço. Em cobrança de escanteio, a bola sobrou no alto para Maicon Santana, que de costas para o gol tentou uma bicicleta. A bola saiu com força, desviou no travessão e foi para a linha de fundo, assustando o goleiro Gabriel Félix.
Na marca dos 25, o Azulão da Massa deu outro susto na defesa do Luverdense. Em cobrança de falta da entrada da área, Rennan Oliveira bateu bem. A bola passou pela barreira, e passou muito perto da trave esquerda defendida por Gabriel Félix.
Aos 34, em jogada no ataque, a bola sobrou para Douglas Vargas, que arriscou de muito longe, de perna esquerda. A bola saiu sem muita direção e foi direto para linha de fundo do LEC. Aos 39, Gustavo chegou bem, em velocidade na linha de fundo, invadiu a área e tentou jogar para o meio, mas Lucão chegou bem e afastou o perigo de perto da zaga do Luverdense.
Já aos 40, o Luverdense foi para o ataque, e tentou cruzamento, mas a defesa subiu mais alto e cortou. No lance seguinte, o Nova Mutum respondeu. Em velocidade, o Azulão da Massa trocou passes e chegou na área adversária, mas no último passe acabou errando.
Na marca dos 46, o Nova Mutum abriu o marcador da partida, em boa troca de passes. A jogada começou ser construída na defesa, pelo lado direito, até chegar em Welder, que saiu da área e enfiou excelente bola para Cris Magno, que recebeu livre, dominou e bateu rasteiro, por baixo da perna de Gabriel Félix. Nova Mutum 1 x 0 Luverdense.
Na segunda etapa, logo aos 2 minutos, o Nova Mutum fez boa jogada. Willians recebeu na entrada da área e encheu o pé. A bola saiu forte, mas no meio do gol, para defesa tranquila de Gabriel Félix.
Já aos 10 minutos, o Nova Mutum chegou de novo. Welder recebeu na entrada da área e bateu firme. Gabriel Félix pulou e tirou com as pontas dos dedos, fazendo milagre e evitando o segundo gol.
Quando o cronômetro marcava 11, a bola sobrou para Willians, que arriscou de fora da área. O chute saiu com direção, mas fraco, para defesa tranquila do goleiro do Luverdense.Aos 17, o Mutum chegou tocando a bola e invadiu a área., mas a defesa do Luverdense cortou para a linha de fundo. Na cobrança de escanteio, outra vez a zaga do LEC subiu alto e conseguiu cortar o perigo para longe.
Já aos 18 foi a vez do Luverdense. Em jogada pela direita, o ataque conseguiu cruzar. A bola foi na cabeça de Isac, que cabeceou firme para o chão. O goleiro do Nova Mutum estava atento e conseguiu fazer a defesa.
Aos 27, Gabriel Félix fez novo milagre e salvou o Luverdense. Em boa jogada, Fernandinho invadiu a área, e bateu forte de esquerda. O goleiro estava bem posicionado e pulou, tirando para fora com a mão esquerda.
Apesar da defesa, no lance seguinte, na cobrança de escanteio, o Nova Mutum ampliou. A bola foi cruzada na área, e Taison pulou mais alto que a defesa, cabeceando forte para o fundo das redes, dessa vez sem chances para Gabriel Félix. A bola ainda bateu no travessão antes de entrar no gol. Nova Mutum 2 x 0 Luverdense.
Na marca dos 31, o Luverdense tentou lançar a bola na área, mas o goleiro do Azulão da Massa subiu alto e ficou com a bola. Aos 32, o juiz deu falta para o LEC, no lado esquerdo. Eliton bateu, o ataque desviou, mas foi direto para a linha de fundo.
Aos 34, Eliton cobrou escanteio curto para Léo Campos. O jogador do time de Lucas do Rio Verde dominou, tentou ir para cima, mas foi desarmado pela defesa do Azulão da Massa, que seguiu com superioridade fazendo boa partida.
Já aos 36, o Nova Mutum perdeu a chance de matar o jogo. Em contra-ataque, Fernandinho passou para Cris Magno, que disparou, invadiu a área e bateu de esquerda na saída de Gabriel Félix. A bola saiu mascada e bateu na trave, voltando para as mãos do goleiro no rebote.
Aos 37, o Luverdense lançou a bola na área. Lucas Caetano subiu alto, mas cabeceou sem forças, nas mãos do goleiro Gabriel, do Azulão da Massa. O LEC até tentou, mas não conseguiu buscar o resultado, e o Nova Mutum garantiu a boa vitória, além de vaga para final do Estadual.