Wilmar Erasmo/Assessoria
Alunos e gestores da rede municipal de ensino de Santa Rita do Trivelato foram premiados na etapa estadual do projeto MPT na Escola 2022. A cerimônia de entrega foi realizada na manhã de quarta-feira, 26 de outubro, em Cuiabá, na sede do Ministério Público do Trabalho do Estado de Mato Grosso.
Foram selecionadas as melhores produções artístico-culturais de quatro categorias conto, desenho, música e poesia. O prêmio é dividido em dois grupos. O primeiro com alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental, sendo as produções sobre trabalho infantil. Já o segundo grupo, de estudantes do 6º e 7º ano do ensino fundamental, na qual aborda a aprendizagem profissional/profissionalização do adolescente.
Santa Rita do Trivelato levou 4 prêmios para casa. No grupo 1 na categoria conto, o 1º lugar para a estudante Sthéfany Dal Santo. No grupo 2 também na categoria conto, 1º lugar para os estudantes Maria Eduarda Silva Alves e Otávio Cassuba Hoepers. Na categoria desenho, 2º lugar para os alunos Maria Eduarda Lima de Almeida e Luana Dal Santo. Já na categoria poesia, 2º lugar para os estudantes Bruna Ferron Pavan e Isabelli Freitag.
Os mais bem colocados de cada categoria receberam medalhas e troféus. Os coordenadores municipais e professores-orientadores receberam homenagens e certificados.
Para o procurador do Ministério Público do Trabalho, André Canuto, falou do alcance do projeto no Estado. ‘‘O projeto MPT na Escola 2022, alcançou dezenas e milhares de crianças e adolescentes, mais de 10 mil em todo Mato Grosso. Em sala de aula realizaram atividades e trabalharam os temos propostos com toda comunidade escolar, família e professores, então, isso é o mais importante do projeto, levar conscientização e combater o trabalho infantil, pois lugar de criança é na escola, é brincar, é aprender. Somos muito gratos pela participação dos municípios, inclusive Trivelato que está de parabéns’’.
O secretário de Educação e Cultura, Paulo Madson, ressaltou a participação e tradição de Trivelato nos eventos educacionais. ‘‘É mais um momento gratificante. Participar desse projeto de proposta temática o trabalho infantil é de suma relevância. Vou um envolvimento de alunos, gestores e comunidade. Entendemos a temática, a proposta e fizemos o nosso melhor, e o resultado foi os 4 prêmios para o nosso município. Parabéns aos nossos alunos, parabéns aos profissionais envolvidos e gratidão a gestão, em nome do prefeito Egon pela qualidade da nossa educação’’, finaliza o secretário.