por Gilmar Alves
No mês de setembro, a campanha “Setembro Verde” chama a atenção para a importância da doação de órgãos. Entre os dias 11 e 12, mais de 200 membros das equipes de saúde participaram de uma série de atividades realizadas por uma equipe especializada do Hospital Ilda Strenger Ribeiro. Nos dias 25 e 26, essa ação de sensibilização externa será promovida novamente para reforçar o compromisso com a difusão de informações corretas e atualizadas sobre o processo de doação de órgãos e tecidos.
A iniciativa teve como objetivo principal qualificar o conhecimento dos profissionais de saúde, oferecendo embasamento científico e técnico sobre as diversas etapas da ação — desde a identificação do potencial doador até as questões éticas e legais envolvidas. Com esse preparo, busca-se que esses profissionais estejam aptos a fornecer informações transparentes, humanizadas e baseadas em evidências, combatendo mitos que ainda cercam o tema e contribuindo para o esclarecimento da população.
Sônia Ávila, secretária de Saúde, destacou a relevância da iniciativa: "Capacitar nossos profissionais é investir diretamente em uma rede de solidariedade e vida. Eles são a ponte entre a ciência e a comunidade, e sua atuação esclarecida e empática pode transformar a realidade da doação de órgãos, salvando inúmeras vidas."
Essa ação representa um avanço importante na construção de uma cultura de ação amplamente aceita e envolvida, colocando a equipe de saúde como protagonista na multiplicação desse conhecimento e promoção do diálogo com a sociedade, sempre pautada pelo cuidado, respeito e ética.
Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do Agitos Mutum
Tem uma denúncia ou sugestão de reportagem?
Fale diretamente com a nossa redação:
Clique aqui para entrar em contato
Siga o Agitos Mutum nas redes sociais: