Gshow
Rio de Janeiro
Neste sábado (17), o Brasil perdeu um dos maiores ícones da televisão brasileira, Silvio Santos. Segundo boletim médico divulgado pelo Hospital Albert Einstein, o comunicador morreu aos 93 anos, em decorrência de uma broncopneumonia. Adorado por toda a nação, a trajetória e vida pessoal de Silvio sempre despertou a curiosidade do público. Uma delas é o verdadeiro nome dele.
Qual era o verdadeiro nome de Silvio Santos? Essa pergunta foi muito comum entre o público, já que pouco se falava sobre o real nome do dono do SBT, Senor Abravanel. No entanto, nunca foi um segredo, e o assunto foi até abordado por Tiago Abravanel, neto de Silvio Santos, durante sua participação no “BBB 22”: “Nem Silvio, nem Santos!”.
Nascido em 12 de dezembro de 1930 no bairro da Lapa, centro da cidade do Rio de Janeiro, o filho dos imigrantes Alberto Abravanel, de Salônica (Grécia), e de Rebeca Caro, de Esmirna (Turquia), revelou durante o programa “Show de Calouros”, em fevereiro de 1988, a origem do seu nome, que está ligado ao estadista e filósofo dom Isaac Abravanel.
"É Senor, porque eu sou dom. O homem que me deu origem, consertou as finanças de Portugal, depois foi chamado pelos reis católicos Isabel e Fernando para a Espanha. Era o dom Isaac Abravanel. Consertou as finanças da Espanha, depois, quando chegou a Inquisição, os reis católicos Fernando e Isabel disseram: 'Você fica e o seu povo, o povo judeu, vai'. Ele falou: 'Não, o povo judeu vai e eu vou junto'. E foi para Salônica, na Grécia”, explicou Silvio Santos, questionado por uma telespectadora sobre o seu nome.
“Meu pai e meu avô tiveram o título de senor dom Abravanel, aqui no Brasil não existe dom. No ano de mil quatrocentos e noventa e quantos, o dom Isaac Abravanel foi um dos que deu dinheiro para que Colombo viesse descobrir a América, e então disseram para o meu pai: 'Que dom? Dom é frescura'. Então ele colocou Senor, que quer dizer dom Abravanel", completou.
Mãe do apresentador o chamava de Silvio desde pequeno devido à difícil pronúncia
Como a mãe de Senor tinha dificuldade em pronunciar o nome do primogênito, ela o chamava desde criança de Silvio. Já a escolha do sobrenome veio como opção para que o então aspirante a artista pudesse participar dos primeiros concursos de rádio. Isso porque se usasse o mesmo sobrenome Abravanel no concurso de calouros, uma vez que já costuma a vencer nas suas participações, a produção o reconheceria e ele seria proibido de participar. Então ele optou pelo sobrenome artístico Santos para contar com a ajuda dos santos. “Porque os santos ajudam”, teria dito.