Terra
Um suposto documento com a cópia do caderno de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) circulou em grupos de WhatsApp neste domingo, 12, antes do horário permitido para que os alunos pudessem sair com ele. A informação é do jornal O Globo.
Um arquivo em PDF com a prova completa, do caderno de cor amarela, foi compartilhado por volta das 17h. A prova começou às 13h30. A partir das 15h30, já era autorizada a saída dos alunos que tivessem finalizado o exame. No entanto, a saída com o caderno com o conteúdo do exame só poderia ocorrer a partir das 18h.
O Terra comparou o documento vazado com as provas realizadas pelos candidatos e comprovou que eram iguais.
Assim como no vazamento do 1º dia do Enem, acredita-se que o material somente teria entrado em circulação após o início da aplicação do exame.
O Terra entrou em contato com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e com a Polícia Federal (PF) em busca de um posicionamento, e aguarda um retorno.
Neste domingo, o órgão havia afirmado que reforçaria a segurança e monitoraria as redes sociais para identificar rapidamente eventuais vazamentos no segundo dia de avaliações.