Nova Mutum

day_122.png
20 de Maio de 2025
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

20 de Maio de 2025

GERAL Segunda-feira, 19 de Maio de 2025, 23:30 - A | A

19 de Maio de 2025, 23h:30 - A | A

GERAL / ALÍVIO AOS PRODUTORES

Teste para gripe aviária em Mato Grosso dá negativo

Caso houvesse confirmação, produção de Mato Grosso poderia ser embargada para exportação

Aparecido do Carmo/Repórter MT



Deu negativo o teste para gripe aviária em Nova Brasilândia (201 km de Cuiabá). A informação é da assessoria de imprensa do Indea de Mato Grosso.

O material genético das aves havia sido colhido na última quinta-feira (15) e encaminhado para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA-SP), que é gerido pelo Ministério de Agricultura e Pecuária.

 

O resultado que descarta a presença do vírus em animais voltados para o consumo em Mato Grosso foi entregue na tarde desta segunda-feira (19).

Conforme o Mapa, a primeira confirmação de detecção do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja comercial no Brasil ocorreu no último dia 15, no município de Montenegro, no estado do Rio Grande do Sul. Lá, a emergência sanitária de 60 dias foi decretada a fim de inibir novos contágios.

 

Outros casos suspeitos estão em investigação nas cidades de Ipumirim (SC), Triunfo (RS), Aguiarnópolis (TO), Salitre (CE) e Gracho Cardoso (SE) estão sendo investigados.

A gripe aviária ou influenza aviária é uma doença viral que afeta principalmente as aves, mas também pode infectar mamíferos, inclusive o ser humano. A transmissão ocorre pelo contato com aves doentes e também pela água ou pelos materiais contaminados.

O Mapa alerta que o risco de infecções em humanos é baixo e que a população pode se manter tranquila. O Ministério ressalta também que a doença não é transmitida pelo consumo de carne de aves nem de ovos.

As suspeitas da doença incluem sinais respiratórios, neurológicos ou mortalidade alta e súbitas em aves. Em caso de sintomas, o Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) deve ser notificado imediatamente por telefone ou presencialmente.

Comente esta notícia

cd0fb6c3112b42f4ac7db47ed2ff7af9_2.png
whatsapp-icon-4.png (65) 9 9280-9853