Yuri Ramires/Gazeta Digital
Thiago Graciote Moraes, 29, foi morto com a tiros durante uma abordagem da Polícia Militar na cidade de Cotriguaçu (950 km ao noroeste de Cuiabá), na madrugada de sábado (5). Vídeo gravado por um popular mostra o momento do disparo. Toda a ação que resultou na morte da vítima durou menos de 1 minuto.
Conforme as informações apuradas, a PM foi acionada 1h após receber uma denúncia de som alto na avenida Henrique Xavier. Quando chegaram, o evento já tinha acabado.
Porém, flagraram uma discussão na esquina da via. Nesse momento – que já é possível ver no vídeo gravado por um popular –, a polícia tenta abordagem dos envolvidos.
A equipe manda o grupo colocar a mão na cabeça. Thiago e o amigo se exaltam, saem do local e um deles afirma que não é bandido para ser abordado daquela forma.
Em seguida, eles seguem para a avenida, quando um dos policiais chega chutando o amigo de Thiago. Ele entra na frente, o policial saca a arma e depois de ouvir a dupla dizendo ‘atira, atira’, dispara o tiro.
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) chegou a ser acionado, mas Thiago morreu no meio da rua. Cena foi isolada para os trabalhos da Polícia Civil.
Versão
Polícia Militar afirmou que ao receber a denúncia, foi informada que um dos envolvidos na discussão estava armado. Durante a confusão, o soldado que estava na ocorrência teria percebido que Thiago colocou a mão na cintura.
Para ‘se resguardar’, o soldado atirou duas vezes contra Thiago, que chega a colocar as mãos para frente antes de ser baleado.
A Reportagem entrou em contato com a PM de Cotriguaçu, mas não obteve retorno.
Nenhuma arma de fogo foi encontrada com a vítima.