Yuri Ramires|GD
Ao menos 3 mil indígenas de 9 aldeias localizadas na região de Querência (945 km ao nordeste de Cuiabá) estão denunciando a falta de transporte coletivo para levá-los até os locais de votação neste domingo (30). Lideranças das aldeias apontam motivação política.
Cacique Siraium contou à reportagem que apesar da mobilização para irem exercer a função de cidadania, os indígenas não foram informados que o transporte não passaria, nem mesmo a motivação do cancelamento do transporte foi dada.
A Reportagem apurou que o executivo municipal teria argumentado que a chuva danificou as estradas que dão acesso às aldeias. “Não sabemos o que aconteceu. A gente acredita que o transporte não foi autorizado devido ao grande número de votos que as aldeias deram ao candidato que o prefeito não está apoiando”, disse.
Dentro da área do município existem povos Kaiulu, Kayabi, Kalapalo, Mehinako, Matipu e Suyá. Reportagem entrou em contato com o prefeito Fernando Gorgen, mas o celular estava desligado.
Mensagens também foram encaminhadas no WhatsApp, mas elas não chegaram até o fechamento da publicação. Na foto do aplicativo, o prefeito aparece ao lado do candidato Jair Bolsonaro (PL). O espaço está aberto para manifestação.
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) informou que o trasporte foi enviado, mas começou a circular com atraso devido à chuva que alagou as estradas.