Rodrigo Caetano
Em uma iniciativa que evidencia a atuação parlamentar além do plenário, representantes da Câmara Municipal de Nova Mutum participaram, na tarde desta segunda-feira (25), em Cuiabá, de uma audiência de alto nível no Tribunal Regional do Trabalho da 23ª Região (TRT-23). O encontro, mediado pela Desembargadora Adenir Alves, teve como pauta central a viabilização da construção de uma nova Vara do Trabalho na comarca de Nova Mutum.
A agenda em Cuiabá é um desdobramento direto de uma articulação iniciada pela própria Casa Legislativa mutuense. Em julho, o presidente da Câmara, Lucas Badan Faria (União Brasil), conduziu uma reunião em seu gabinete com a diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Nova Mutum. Na ocasião, estiveram presentes nove vereadores de diferentes partidos, demonstrando um raro consenso em torno de uma pauta considerada essencial para o desenvolvimento da cidade.
A reunião de julho, que contou com a presença maciça de parlamentares, incluindo Altair Albuquerque (PP), Anderson Mantovan (União Brasil), Baguncinha (PP), Beatriz Correa (União Brasil), Carmem Casagrande (União Brasil), Cristiano Bicô (Republicanos), Jaiane Santos (PP), José da Paixão (União Brasil), Lurdes Costa Marques (Republicanos) e Rafael Brignoni (PL), foi o pontapé inicial para a mobilização. Na oportunidade, a OAB local, presidida por Cristiano Pizzatto, apresentou uma pauta de reivindicações, sendo a principal delas a cessão de um terreno municipal para abrigar a nova Vara do Trabalho.
A justificativa para o pleito é o aumento exponencial do volume de processos trabalhistas na região, que sobrecarrega a estrutura existente e demanda uma solução urgente. Além disso, a OAB solicitou o apoio da Câmara para a construção de um parlatório na delegacia municipal, visando maior segurança e privacidade nas interações entre advogados e custodiados, e para a mobilização política visando a criação de uma nova Vara Cível.
O presidente Lucas Badan, acolheu as demandas naquele momento, comprometendo-se a dar andamento formal aos processos. A audiência desta segunda-feira no TRT-23 representa, portanto, a materialização desse compromisso, elevando a discussão ao nível estadual.
A comitiva mutuense foi reforçada por peso político significativo, incluindo o Senador Wellington Fagundes (PL), o Deputado Gilberto Cattani (PL), o Sr. Osvaldo Sobrinho, ex-governador e ex-parlamentar federal, o presidente da OAB, subseção Nova Mutum, Dr. Cristiano Pizatto, do Vice-presidente da OAB, seccional Mato Grosso, Dr. Giovane Santin e do assessor jurídico da Câmara de Nova Mutum, Dr. Daniel Moura.
A presença do presidente Badan Faria (União Brasil) e dos vereadores Rafael Brignoni (PL) e Ricardo Schneider (PL) na capital simboliza o papel da Câmara como instituição articuladora, capaz de conectar demandas locais às instâncias decisórias superiores. A atuação dos parlamentares vai além da fiscalização e legislação, posicionando o Legislativo municipal como um agente ativo na promoção de melhorias estruturais para a população.
O desfecho das tratativas ainda depende de encaminhamentos formais, mas a mobilização conjunta entre Câmara, OAB e lideranças estaduais abre um caminho promissor para o fortalecimento do Poder Judiciário em Nova Mutum, acompanhando o ritmo de crescimento econômico e demográfico do município. A iniciativa reforça a importância do diálogo institucional como ferramenta fundamental para o progresso.
Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do Agitos Mutum
Tem uma denúncia ou sugestão de reportagem?
Fale diretamente com a nossa redação:
Clique aqui para entrar em contato
Siga o Agitos Mutum nas redes sociais: