Foto: Claudemir de Oliveira
Foto: Claudemir de Oliveira
por Gilmar Alves
Os alunos da rede municipal de Nova Mutum, assistiram nesta semana à peça teatral "Fazenda Feliz". Essa iniciativa garantiu o acesso à cultura e ao conhecimento ambiental para estudantes de diversas escolas públicas, democratizando a educação e ampliando o alcance da mensagem sobre sustentabilidade e agricultura. O 'Projeto Semeando' se destaca como uma iniciativa cultural e educacional que alia teatro e conscientização ambiental.
A peça, promove uma discussão sobre temas essenciais como agricultura sustentável, preservação do meio ambiente e valores sociais, como amizade e trabalho em equipe. Essa abordagem lúdica e interativa permite que crianças e jovens aprendam de maneira envolvente, conectando conteúdos pedagógicos a experiências práticas do cotidiano rural.
Na narrativa da peça, o personagem Tonico e seus amigos embarcam em aventuras educativas que revelam o papel fundamental da sustentabilidade e do respeito à natureza na vida no campo. A presença de personagens simbólicos, como Dona Soja e Macaco Lilico, cria uma atmosfera que combina diversão e conhecimento, facilitando a assimilação de conceitos importantes.
A iniciativa tem impacto significativo, tendo contemplado cerca de três mil alunos de diversas escolas, como EMEB Futuro Brilhante, CMEBI Carlos Drummond e EM 4 de Julho, entre outras. O patrocínio da SLC Agrícola e do Instituto SLC revela o compromisso do setor privado com a educação e sustentabilidade, reforçando a relevância da parceria entre empresas e instituições públicas para ampliar o alcance de projetos sociais.
Elena Maria Maass, secretária de Educação, destacou a importância do projeto para a formação dos estudantes: "O Projeto Semeando é uma ferramenta fundamental para despertar nos jovens o entendimento sobre a ligação entre o meio ambiente e a qualidade de vida. Quando aliados a elementos culturais, como o teatro, a mensagem ganha força e se transforma em um aprendizado eficaz e duradouro", enfatizou.
O Projeto Semeando vem exemplificando um modelo eficaz de educação ambiental que vai além da sala de aula, promovendo a transformação social e ambiental através da arte e do engajamento comunitário.