Luiza Goulart | SES-MT
Mesmo com a ampliação da vacinação contra a influenza para toda a população acima de seis meses desde 1º de julho, Nova Mutum ainda não figura entre os 10 municípios de Mato Grosso com maior cobertura vacinal entre os grupos prioritários: crianças, idosos e gestantes.
Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), a cobertura vacinal média desses grupos no estado é de apenas 39,2%, abaixo da média nacional (44,4%). A meta do Ministério da Saúde é vacinar 95% da população prioritária nas regiões Centro-Oeste, Nordeste, Sul e Sudeste.
Desde abril, foram aplicadas apenas 627 mil doses da vacina contra a gripe em todo o estado, embora mais de 1,2 milhão de doses tenham sido distribuídas às prefeituras. A responsabilidade pela aplicação é municipal.
Os dez municípios que mais se destacam até o momento são:
-
Planalto da Serra (97,5%)
-
União do Sul (80,7%)
-
São José do Povo (76,3%)
-
Lambari D'Oeste (76,3%)
-
Nova Brasilândia (69,1%)
-
Novo Horizonte do Norte (68,9%)
-
Nova Canaã do Norte (66,7%)
-
Rosário Oeste (65,8%)
-
Salto do Céu (65%)
-
Paranaíta (62,8%)
Nova Mutum não aparece entre os destaques, o que acende um alerta para que a população busque os postos de saúde e se imunize contra a influenza, especialmente neste período de maior circulação de vírus respiratórios.
“É importante que as prefeituras reforcem ações de busca ativa, vacinação fora das unidades e atendimento durante todo o dia. Isso pode aumentar os índices e reduzir internações e complicações”, destacou Alessandra Moraes, superintendente de Vigilância em Saúde da SES.
A vacina está disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Ela é fundamental para evitar casos graves da gripe e aliviar a sobrecarga no SUS.
Imuniza Mais MT
Desde 2021, o programa estadual Imuniza Mais MT já distribuiu quase R$ 20 milhões como incentivo às cidades com melhores índices de vacinação. Os recursos podem ser investidos em insumos, capacitações, equipamentos e estrutura de saúde pública.