Raquel Ferreira | Nova Rota
Cuiabá/MT
Com 265 quilômetros de faixas recuperadas, a BR-163/364 e a rodovia dos Imigrantes (BR-070) apresentam uma nova realidade aos motoristas que percorrem as rodovias de Cuiabá a Sinop. O balanço de obras da Nova Rota do Oeste é referente às frentes de serviço que estão em atuação há 100 dias, após a assinatura das cinco ordens de serviços pelo governador Mauro Mendes, um dia após a troca de controle acionário da empresa pelo Governo de Mato Grosso, por meio da MT Par. O investimento é de R$ 202 milhões e as obras devem ocorrer até dezembro deste ano.
A programação de obras aproveita a janela de estiagem para intensificar a recuperação do principal corredor de escoamento do agronegócio mato-grossense, preparando a rodovia para suportar os impactos provocados pelo período chuvoso, que costumeiramente danificam o pavimento. Divididas em cinco lotes, as frentes de trabalho atacam simultaneamente a rodovia dos Imigrantes (BR-070), os segmentos entre Várzea Grande e Rosário Oeste (BR-364) com a presença de duas equipes e o norte da BR-163, entre Nova Mutum e Sinop.
A manutenção da rodovia dos Imigrantes (BR-070), em Cuiabá e Várzea Grande, está na etapa final com 90% dos serviços concluídos. Na região, as atividades ocorreram em duas etapas: a primeira voltada para a manutenção funcional e a segunda com foco na recuperação estrutural. Dos 56 quilômetros de faixa previstos para atuação, 51 quilômetros já receberam pavimento novo.
Na BR-364 – de Várzea Grande a Rosário Oeste – as duas equipes acumulam mais de 91 quilômetros de faixa recuperados. Nesta região, predomina a recuperação funcional, que se trata de um serviço mais robusto, que reconstrói desde a base, incorporando o revestimento/material existente e a inclusão de cimento nesta atividade.
O norte da BR-163, de Nova Mutum a Sinop, também conta com a atuação de duas equipes simultâneas no trecho, que já recuperaram 123 quilômetros. As obras ocorrem por todos os trechos em pista simples, com ênfase para os trechos entre Nova Mutum e Lucas e Sorriso e Sinop, que apresentavam patologias mais profundas no pavimento. Os serviços seguem um cronograma diferenciado para diminuir o impacto no escoamento da safra de milho, uma vez que a pista é simples e é necessária a operação de tráfego em ‘Pare e Siga’. Assim, as equipes são alternadas entre o eixo principal da BR-163 e as travessias urbanas. Atualmente, os serviços ocorrem em Lucas do Rio Verde e Sorriso.
Safra em Movimento – O cronograma e direcionamento das obras foram organizados para diminuir o impacto no fluxo de veículos durante o escoamento da safra do milho. Para isso, a Nova Rota do Oeste lançou a campanha Safra em Movimento com ações imediatas:
1 - Criação de vias alternativas nas laterais dos pontos de obra, quando possível por questão de espaço ou conformidade do terreno;
2- Remanejamento do cronograma de intervenções durante este período crítico para travessias urbanas e pontos de serras, onde já há pista dupla;
3 - Reforço na sinalização e no uso de tecnologias para aprimorar a operação dos pontos em ‘pare e siga’, garantindo mais eficiência no processo;
4 - Flexibilização do tráfego noturno.