Rodrigo Caetano
Uma indicação do vereador Anderson Mantovan (União Brasil), aprovada por unanimidade pelos demais vereadores, solicita ao Executivo Municipal a ampliação das opções atuais de empresas credenciadas para a coleta dos resíduos produzidos por oficinas, empresas e indústrias da cidade.
A iniciativa busca fomentar a concorrência no setor, o que pode resultar na redução dos custos para esse serviço no município. A indicação nº 256/2025 destaca a relevância da adoção de práticas adequadas para a gestão de resíduos industriais e comerciais, incluindo reciclagem, compostagem e tratamento correto, em consonância com a legislação vigente.
A proposição também reforça que a atuação das empresas responsáveis pelo descarte deve evitar a poluição ambiental, protegendo a saúde pública e respeitando normas técnicas nacionais, como as da ABNT, para classificação de resíduos perigosos e não perigosos.
No detalhamento da proposta, a coleta dos resíduos seguirá três frentes: os resíduos das empresas terão destinação própria respeitando a legislação especializada; o lixo comum doméstico continuará a cargo da empresa responsável pelo descarte no aterro sanitário municipal; e a coleta dos materiais recicláveis domésticos permanecerá sob responsabilidade do município, com destino final na central de reciclagem Reciclo.
Essa atuação da Câmara de Nova Mutum reforça sua função de fiscalizar e apresentar sugestões que podem colaborar com a administração pública, destacando a importância do trabalho parlamentar para o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população.
A aprovação unânime das indicações demonstra a convergência dos vereadores em prol de soluções que beneficiam toda a comunidade. A implementação da indicação dependerá da avaliação do Poder Executivo quanto à sua viabilidade técnica e financeira.
Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do Agitos Mutum
Tem uma denúncia ou sugestão de reportagem?
Fale diretamente com a nossa redação:
Clique aqui para entrar em contato
Siga o Agitos Mutum nas redes sociais: