Foto: Prefeitura de Cuiabá

Equipes da Limpurb acompanham anúncio de medidas por prefeito de Cuiabá
Foto: Prefeitura de Cuiabá
Equipes da Limpurb acompanham anúncio de medidas por prefeito de Cuiabá
Por Julia Carvalho, TV Centro América
O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini, anunciou nesta segunda-feira (1º) uma redução na carga horária dos trabalhadores de limpeza e manutenção da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb). Isso ocorre em razão do calor intenso na capital cuiabana.
A ideia é evitar a exposição ao sol nos horários de maior intensidade. A medida vale para as equipes terceirizadas que realizam serviços como varrição, roçagem, capinagem, pintura de meio-fino, jardinagem e manutenção de praças e parques, incluindo a retirada de bolsões de lixo.
A jornada diária passa a ser de 5h30 e será distribuída em dois turnos
Das 7h às 10h e das 14h às 16h30.
Para reforçar a segurança, os colaborades também recebem equipamentos de proteção individual (EPIs), como chapéus, roupas de manga longa, luvas e óculos escuros, além de contar com pontos de hidratação espalhados pelos locais de trabalho.
Em maio, o contrato com a empresa MD Terceirizados foi encerrado e, para evitar uma demissão em massa, a prefeitura adotou um modelo emergencial, como pagamento indenizatório, que permitiu a continuidade temporária das atividades. Porém, a legislação exige a abertura de um novo processo licitatório.
Na última semana, a prefeitura comunicou à empresa o desligamento de 100 trabalhadores, medida que será acompanhada de perto para garantir o pagamento das rescisões.