Nova Mutum

day_122.png
18 de Junho de 2024
facebook001.png instagram001.png twitter001.png youtube001.png whatsapp001.png

18 de Junho de 2024

GERAL Sexta-feira, 11 de Novembro de 2022, 09:33 - A | A

11 de Novembro de 2022, 09h:33 - A | A

GERAL / EDUCAÇÃO

Primeira prova do Enem acontece neste domingo para mais de 57 mil inscritos em Mato Grosso

Professor faz recomendações aos candidatos para terem uma véspera de prova que contribua para tranquilidade no dia do exame. Confira!

Márcia Tomaz/Hiper Noticias



O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 começa a ser aplicado neste domingo (13) para mais 57 mil estudantes que se inscreveram para as provas somente em Mato Grosso. Nesta etapa, serão 90 questões divididas em 45 de língua portuguesa, cinco de inglês ou espanhol e 45 de ciências humanas, além da redação, com uma proposta dissertativa-argumentativa. Os candidatos terão cinco horas e meia para concluírem o primeiro dia de provas.

A orientação para os candidatos é consultar o local de aplicação e se programar para chegar com antecedência. A informação com o endereço do local da prova está no cartão de confirmação de inscrição, disponível na página do participante por meio do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) https://enem.inep.gov.br/participante/#!/.

Na reta final de preparação, o professor especialista em redação, Sérgio Cintra, recomenda que os estudantes revisem os conteúdos, revejam as anotações e  releiam também os próprios textos.

“Chegou a véspera do Enem e você pode estar querendo enfiar a cara nos livros? Não faça isso, pelo contrário, revise apenas os conteúdos que você domina, especialmente aqueles que costumam aparecer com mais frequência no Enem. O mais importante de tudo é ter confiança em você, sobre o que sabe. Isso vai dar mais segurança para o aluno fazer uma boa prova”, reforça.

O professor sugere ainda que os estudantes comecem pela prova de redação. "A redação tem um peso muito grande no conjuto da nota final, tem que sair bem. Por ser a única prova discursiva, ela exige mais clareza, uma cabeça limpa, além disso, é possível fazê-la, no máximo, em 1h10min”, declara o professor.

Cintra ainda orienta os estudantes que, no dia anterior à prova, tenham uma dieta saudável e equilibrada, que descansem e não consumam bebidas alcoólicas. 

“Para conter a ansiedade, pense positivamente, não deixe pensamentos negativos se apossarem de você, acredite em você, aprenda exercícios respiratórios que contribuam para a oxigenação do cérebro”, pontua.

Além disso, o professor lembra que os portões fecham às 12 horas do horário local. A dica é planejar o trajeto até o local um dia antes e sair de casa. A dica é calcular o tempo que levará até o local usando o meio de transporte planejado.

Lembrando que ir bem na redação pode ser um diferencial para o candidato. As notas dessa prova variam de zero a 1.000. Os candidatos que zeram a prova não podem participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior, ou o Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior.

HNT preparou a lista com as principais informações sobre o Enem, como o que levar, o que não levar, horários, etc. Confira!

VEJA OS HORÁRIOS DE APLICAÇÃO (HORÁRIO LOCAL):

• Abertura dos portões: 11h
• Fechamento dos portões: 12h
• Início das provas: 12h30
• Término das provas no 1º dia: 18h30
O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.

O QUE LEVAR

• RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos)
• Caneta esferográfica preta fabricada em material transparente
• Cartão de confirmação de inscrição
• Lanche
• Água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo)

Exemplos de documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep:
• e-Título
• Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital

• RG Digital.

O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal, capturas de tela não serão válidas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.

O QUE NÃO PODE LEVAR

Telefones celulares, calculadoras ou qualquer equipamento eletrônico devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado.

• Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens
• Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros
• Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas

Lembrando que o envelope porta-objetos, lacrado e identificado, deve ser mantido debaixo da carteira desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.

A partir das 13h (horário de Brasília), é permitido ir ao banheiro, mas desde que acompanhado pelo fiscal.

Comente esta notícia

cd0fb6c3112b42f4ac7db47ed2ff7af9_2.png
whatsapp-icon-4.png (65) 9 9280-9853