Wellyngton Souza | PMMT
A Polícia Militar de Mato Grosso deflagrou, na manhã desta sexta-feira (26.9), a terceira fase da Operação Centro Seguro, em todo o Estado. Em Cuiabá, o lançamento ocorreu na Praça Ipiranga. O reforço do policiamento tático e ostensivo, no âmbito da Operação Tolerância Zero contra as Facções Criminosas, do Governo do Estado, acontece até o próximo sábado (4.10).
Neste período, estão sendo realizadas diversas ações preventivas como pontos demonstrativos, saturações e abordagens policiais, com objetivo de garantir a ordem pública e combater crimes de roubos, furtos e outras práticas. A Operação Centro Seguro também abrangerá a área comercial nos 142 municípios.
O subchefe do Estado Maior, coronel PM José Nildo, declarou que essa é mais uma importante ação no combate à criminalidade em Mato Grosso, em especial, na região central de Cuiabá, reforçando as ações que já ocorrem diuturnamente.
Além disso, o coronel ainda destacou os importantes investimentos por parte do Governo do Estado à Segurança Pública, como implantação das câmeras de segurança do Vigia Mais MT, sendo mais de 800 somente na área central da Capital, entrega de viaturas e armamentos, proporcionando melhores condições de trabalho aos servidores e garantindo melhor resposta nas ações de enfrentamento ao crime.
"A Operação Centro Seguro tem como principal objetivo reforçar o policiamento tático e ostensivo nas áreas comerciais e bancárias, especialmente durante os períodos de maior circulação de pessoas, como em dias de pagamento dos servidores públicos, de lojistas e aos finais de semana. É um conjunto de ações estratégicas e planejadas das nossas equipes militares para intensificar a presença da Polícia Militar", afirmou coronel José Nildo.
De acordo com o comandante do 1º Comando Regional de Cuiabá, coronel PM Lima Júnior, a Operação Centro Seguro contará com policiamento montado por parte da Cavalaria da Polícia Militar, Companhia Independente de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio), Batalhão de Ronda Ostensiva Tática Móvel (Rotam), Batalhão de Operações Especiais (Bope), Batalhão de Polícia Militar de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA), Força Tática e Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer).
"A Operação Centro Seguro concentra um conjunto de esforços e ações estratégicas por parte de todas as unidades da Polícia Militar que tem um único objetivo de garantir a segurança e manter a ordem e tranquilidade de todos os cidadãos de Cuiabá", enfatizou o coronel Lima Júnior.