Diego Weber - Gilmar Alves - SECOM|CMNM
Nova Mutum/MT
O tratamento alternativo denominado equoterapia, na rede pública municipal de saúde em Nova Mutum, foi solicitado na 12ª Sessão Ordinária (26.abr.2021), por meio de indicação ao Governo Municipal.
No pedido o presidente do Legislativo Mutuense Altair Albuquerque e os vereadores Romeu Belém, Lurdes Costa Marques e Osmar Isoton, solicitam a celebração de parceria com a Secretaria de Estado e Segurança Pública, por meio do Esquadrão Independente de Policiamento Montado – Cavalaria em Nova Mutum, para implantar o tratamento alternativo.
Ao prefeito Municipal, os vereadores defendem uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, como método terapêutico que utiliza o cavalo, na busca do desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência.
Segundo os parlamentares a modalidade de reabilitação é segura e eficaz, principalmente, com crianças e adolescentes com algum tipo de limitação motora.
O método serve para o tratamento de diversos tipos de comprometimentos motores, como paralisia cerebral, neurológicos, ortopédicos, posturais, mentais, como a Síndrome de Down, comprometimentos sociais, tais como: distúrbios de comportamento, autismo, esquizofrenia, psicoses, emocionais, deficiência visual, auditiva, problemas escolares, tais como distúrbio de atenção, percepção, linguagem, hiperatividade.
Este conceito de tratamento e as parcerias público são importantes para propiciar resultados relevantes para os pacientes e seus familiares.
As justificativas foram acatadas e o expediente indicatório nº 77, aprovado para encaminhamento junto ao Poder Executivo Municipal.
PARTICIPE DO NOSSO GRUPO NO WHATSAPP E FIQUE ATENTO NAS NOSSAS NOTÍCIAS, CLIQUE AQUI